Pages

Dante Filho: Valdir Neves transformou-se no lixo do lixo da história



 

Valdir Neves: sua ascensão e queda devia ser 
um exemplo para muitos que pensam que o poder é eterno

Nesta terça-feira (dia 08 de maio de 2025), li na imprensa de MS que o ex-deputado e ex-presidente do Tribunal de Contas de MS, Valdir Neves, mais uma vez aparece no noticiário de maneira vexatória. Segundo as informações divulgadas, ele agora é um cidadão em fuga, ao seja, de acordo com as autoridades judiciárias, Valdirzinho é foragido da justiça.


Não é a primeira vez - nem será a última - que o outrora poderoso articulador político e mandatório das contas públicas do Estado figura no babaréu das coisas erradas que acontecem em Mato Grosso do Sul para o desprezo de uns, chacota de outros e indignação de todos.


Há anos Valdir foi afastado do cargo de Conselheiro do TCE/MS por se envolver em nebulosas transações, não conseguindo refresco nas instâncias superiores de nosso Judiciário até o momento. E olha que o costume das cortes superiores nnos últimos tempos é ser leniente com o banditismo de colarinho branco.


Mas o caso de Valdir & companheiros é tão escabroso que ele vem tropeçando de fracasso em fracasso quando pede refresco para ministros do STJ e STF. O que se depreende, por isso, é que os indícios criminais contra ele e outros amigos são muito fortes.

A carreira de Valdir é um clássico: a do menino que nasce na pobreza e que, por meio da esperteza e falta de escrúpulos, sobe a escada do poder, fica rico, não se importando com critérios e valores republicanos, chafurdando na lama com voluntarismo jamais visto.

Valdir também sempre foi um perseguidor desumano. Ele não teve dó nem piedade daqueles que, com toda sua paranoia comportamental, imaginava que poderia obstar seu sucesso material, usando todo o poder disponível para prejudicar, enganar, tripudiar pessoas que ele imaginava estar contrariando seus interesses.

Em vários setores públicos de MS tem gente que jura que o menino de Miranda é um psicotapa.

Mas Valdir não estava sozinho. Ao longo de sua carreira criminosa ele contou com apoio e amizade de muita gente que posa de honesto, frequenta rodas literárias e intelectuais, enfim, verdadeiros cínicos que não titubearam em abandonar Valdir quando agora ele enfrenta o ocaso.


Sou uma das vítimas da Valdir. Devia estar vibrando de alegria pela sua desgraça. Mas esse tempo passou. Conheço os bastidores que cercam sua vida, conheço seus serviçais, mas não nutro ressentimentos nem sanha por vingança. Valdir tornou-se um coitado, um cão sarnento, o lixo do lixo da história. E muitos outros estão seguindo o mesmo caminho.


A vida é louca.