Pages

Mário Sérgio Lorenzetto: País sem governo pode crescer?



Publicado originalmente no Campograndenews:

"A Espanha resistiu muito tempo sem governo e cresceu o triplo do seu vizinho Portugal. O país continuou a trabalhar e a prosperar. Farão os políticos tanta falta quanto imaginamos? quando já estão no poder, ficarão eles tão presos aos vários interesses partidários que, por vezes, só atrapalham a vida das economias e a dos empresários?

Essas podem ser consideradas indagações "ingênuas" ou "anárquicas", mas são aquelas que muitos europeus estão fazendo ao olhar para os números da economia espanhola, depois de assistirem a mais de 7 meses sem governo.

Uma situação que, aparentemente, provocaria um crash na economia - por ser tão inacreditável, indesejável e invulgar - não teve esse efeito. O mercado funcionou por si. E funcionou promovendo o crescimento. Essa é uma semana marcante para a Espanha.

 O candidato conservador foi reconduzido como chefe governo. Mariano Rajoy tomou posse no dia 31 de outubro. Rajoy herda um país único, que se aguentou sem executivo, e por isso mesmo, o povo sente-se com mais legitimidade para cobrar um avanço ainda maior.

É importante realçar que a Espanha tem leis e instituições que não são "extrativistas", que não retiram dos empresários e da população para o beneplácito dos poderosos. 

Essa diferença entre eles e nós, é fundamental para entendermos a possibilidade de um país sem governantes prosperar. Vivem sob o primado das leis e não das instituições. Tem segurança e tranquilidade para investimentos. Tudo que não existe no Brasil".