Governador Eduardo Riedel e Senadora
Tereza Cristina: você confiaria nesse olhar?
A semana foi nervosa por conta da crise das fraudes no INSS. Por mais que o petismo ululante esteja se esforçando para dividir essa conta com o bolsonarismo hospitalar, será difícil que o grosso da população entenda porque a solução para o problema está no colo do atual governo, mesmo porque todos sabem que, pelo volume de recursos que se imagina que foi tungado dos aposentados e pensionistas, a conta terá que paga pela sociedade por meio aumento de impostos etc,
É uma situação surreal: vamos pagar do nosso bolso o dinheiro que nos roubaram. Não há quem sustente tal fato politicamente, mesmo que você faça o marqueting mais criativo do mundo.
Este escândalo potencializa coisas bizarras que vêm por aí.
A caixinha de surpresas será aberta pouco a pouco e Lula será envolvido num torvelinho de emoções inimagináveis.
De certa forma, o presidente cometeu um erro desde o começo de seu terceiro mandato de se afastar demais da agenda de combate à corrupção (talvez por medo, talvez por temer que pareceria muito cínico ao público), fazendo com que fique cristalizada essa marca petista de partido que nasceu para roubar, formar e manter um Estado paralelo dedicado ao crime e ao poder.
No sonho petista o Brasil só poderá ter duas organizações dominantes: o PCC e o PT. A máquina pública será apenas um duto que sustenta essas duas estruturas.
As ramificações desse sugadouro insaciável de distribuição recursos é extensa. Ela está em todo lugar.
Nos pequenos municípios, nas comunidades empobrecidas, nos grotões e nas reservas indígenas. É assim que se expande na distribuições de gordos proventos para o andar de cima.
Vejam: Lula indicou por esses dias 323 aliados políticos para ocupar cargos em conselhos de empresas estatais, permitindo que eles recebam adicionais que elevarão seus rendimentos em R$ 80 mil mensais. Uma das contempladas é a nossa Simone Tebet, uma mulher rica, que certamente usará essa merreca para seus alfinetes.
O povo não aguenta mais isso.
Toxidade crescente - Mas vamos falar de Mato Grosso do Sul. O escândado do TJMS voltou com força. É chato ver desembargadores e seus filhos transformarem o nosso judiciário numa empresa privada a serviço do crime. Existem pessoas corretas na instituição que estão sendo escorraçadas injustamente. Só que a minoria ativa e voraz contamina o organismo como um todo. A sociedade não enxerga nesses casos o indivíduo, mas o conjunto, no qual todos, indiscriminadamente, são culpados, ou por ação ou por omissão.
Conheço a maioria dos desembargadores e alguns dos familiares que estão na berlinda nesse processo esquizoide. Sabemos da honestidade e compromisso republicano de muitos. Em conversas reservadas, eles dizem que a máquina burocrática impossibilita que se saiba de tudo que acontece na instituição, dos acordos de bastidores, das combinações nebulosas, ou seja, os órgãos de controle (quando estes mesmos não estão comprometidos) que agem muitas vezes motivados por rumores ou pela percepção de sinais de riqueza inexplicáveis de muitos de seus servidores.
A questão dos altos salários e dos ganhos extras é incontrolável e nasce nas esferas superiores. Se alguém no STF ou STJ teve ganhos acima do teto, todo mundo embaixo quer o mesmo - e consegue. O corporativismo estabelece um pacto senhorial muito parecido com o que ocorre na Vaticano desde a Idade Média.
Resultado: estabeleceu-se a barbárie e o salve-se quem puder. Ao mesmo tempo, enquanto o sistema tem seus rachas, suas disputas, alguém exagera aqui e ali, a classe política aguarda o momento da próxima eleição para repactuar a estrutura de poder.
Vivemos agora a ascensão da direita (que para efeito de narrativa esperta tem sido chamada de extrema-direita) e, naturalmente, no caso específico do Brasil, depois de longo aprendizado com o jeito PT de Governar, simplesmente quer tudo.
A democracia e o chamado Estado de direito é uma quimera. Alguém de sã consciência - dotado de alguma leitura de Max Weber, Hume, Tocquevile, Aristóteles, Locke, Rousseau, Bobbio etc, etc - pode conceber conceitos de democracia com um tipo como Xandão no poder? Piada.
O que nos espera - Olhando todo esse cenário grotesco, não me surpreendeu ler outro dia a Senadora Tereza Cristina pedindo ao governador Eduardo Riedel a cabeça de petistas nomeados em seu governo.
Pode-se alegar que ela estava jogando para sua torcida, no ambiente de brigas na Assembleia Legislativa por conta das recentes tentativas de invasão de terras pelo MST na região de Dourados, mas no sub-texto desse pedido está inserido uma tentativa de fragilizar Riedel para colocá-lo no caldeirão fervente da polarização. Isso não é recomendável de se fazer nem com o pior inimigo.
Na verdade Tereza Cristina é um personagem dual. Como ministra da agricultura e senadora da oposição ele cumpriu e cumpre função respeitável e correta. Trata-se de bom quadro de nossa política. Apresenta bons projetos, tem liderança positiva, exerce influência decisiva no grupo da prefeita Adriane Lopes. O próprio governador gosta de ouvi-la. Enfim: institucionalmente, Tereza vai bem.
Como pessoa física, ao contrário, ela tem graves problemas. Ela mente, engana, trai, tem um péssimo caráter, é autocentrada, não tem empatia nem compaixão com qualquer ser humano. Sua psicopatia a condena. Entre seus irmãos há controvérsias jurídicas por conta de partilha de herança que basta folhear por cima os autos para ficar enojado.
Há muita gente forçando que para que ela dispute a governadoria no próximo ano. Isso significa trair Riedel, jogando mais uma vez a palavra dela no lixo. O motivo e a justificativa ela agora está ensaiando: quer o PT fora do governo sinalizando sutilmente que há o risco de, no ano ano que vem, ela tentar colocar o carimbo de petista na testa do governador sem dó nem piedade.
Como se sabe, o bolsonarismo em Mato Grosso do Sul vem se fortalecendo com a ajuda que os escândalos do Governo Lula vem produzindo.
O rearranjo partidário do momento ajudará a definir o campo de forças.
A esquerda está de língua de fora (isso sem contar o cenário internacional, que é outra história). A direita está emponderada, apesar que esse espectro político reúne muita gente maluca, que atravessa os pés pelas mãos..
Até o próximo mês de agosto (o mês do desgosto) saberemos para onde a água vai correr. O governador tem uma gestão robusta para apresentar. Sua expectativa é manter a frente ampla que o apoiou, agregando mais valores. Mas ele precisará ter uma estratégia bem elaborada para as candidaturas ao senado e deputados federais.
É nesta teia de aranha que está o perigo.
PS - Por causa de uma forte gripe que me colocou na cama por mais de dez dias, parei de escrever. Pior: não conseguia ler sem me sentir com esgotamento mental. Estou ainda me restabelecendo. Dentro em breve estarei na plenitude. Espero.