Pages

Mais interessante que a frase de Lula é o desespero e as justificativa de seus defensores

Lula tem se aprimorado na prática da degola 
voluntária por causa da língua solta - 

Adis Abeba é a Capital da Etiópia. Até anteontem ninguém sabia de sua existência em escala mundial. Mas uma frase de Lula cuidou para que a cidade passasse a existir no mapa mental do Brasil, quiçá de outros países, aliás de muitos outros lugares antes jamais imaginado.

A frase de Lula comparando a Guerra entre Israel e Palestina na faixa de Gaza com o Holocausto até esse momento foi escrutinada negativamente pela esmagadora maioria do planeta pensante. Mais grave: a bobagem dita e repetida desceu do topo à base da pirâmide de maneira muito rápida, graças às redes sociais e o padrão de politização distorcido que elas sedimentam.

Lula disse algo que há meses vem falando para a militância de esquerda sem ninguém dar pelota. O problema foram as palavras ditas num outro contexto geopolítico, no qual a esperteza de Benjamin Netanyahu fez o aproveitamento que lhe convém.

Nos dias de hoje, como se diz, time é tudo. Quem não tem experiência nem perspicácia para perceber de imediato que o barril de pólvora foi acesso, dançou. E foi o que aconteceu com a militância de esquerda brasileira que demorou mais de 24 horas para perceber o potencial de desgaste que a frase de Lula provocaria. 

A frase maluca salvou Netanyahu num momento delicado do conflito. 

Quem acompanha as redes pode constatar que a bomba explodiu, a reação indignada cresceu após o aumento do tom das palavras da diplomacia israelense, transformando tudo em incêndio. Pesquisas apontam que 90% da opinião pública enxergou nas declarações de Lula um tremendo gol contra.

Os adjetivos contra o presidente brasileiro são fortes, negativos, e devem perdurar enquanto não houver um fato que tenha equivalência em impacto para que o show continue em outra esfera.

Pelo que estamos vendo as respostas da esquerda na defesa de Lula podem piorar a situação porque mantém a chama acesa e não tem o mesmo profissionalismo e competência dos ataques da direita - anos luz à frente no quesito de destruição do adversário pela internet.

Vejo o esforço de muitos jornalistas, amigos e militantes tentando salvar as aparências. Sinto muito em dizer, mas é ridículo. O melhor é pedir desculpas, foi mal, não vai mais acontecer...

Um conselho para a turba desesperada: respirem, engulam e espere uma próxima oportunidade.

Essa batalha já foi perdida.