Pages

Dante Filho: A verdade em questão

Nesta quinta-feira ( 07 de junho), a Sociedade Psicanalítica de Mato Grosso do Sul promove no Barô um debate de fundamental importância nesse mundo louco em que vivemos: a verdade sob o ponto de vista do direito e da psicanálise. 

De um lado, o advogado Newley Amarilla ( que vem se especializando em delação premiada de personagens de nossa política local) , de outro, as psicanalistas Maria Fernanda M. Soares e Âmgela Sollberger (mediadora), duas craques nos estudos sobre os conceitos freudianos que enquadram a mente humana na realidade circundante de nosso tempo . 

No meio, um assunto que requer urgência para que compreendamos esse tempo de incertezas, que coloca a sociedade num tropo em que há mais dúvidas do que certezas. 

A verdade é um drama humano. Ela pode ser procurada nas frinchas especulativas das ciências, da religião, da filosofia, sem que se possa assegurar aquilo que é e o que não é. 

O evento que acontece hoje no Barô é historicamente fundamental. À semelhança do que vem ocorrendo nas principais capitais do País essa iniciativa é um indicativo de evolução cultural. Não importa que o espaço seja restrito do ponto de vista físico, mas o fato de amplificar o debate significa que o pensamento tem uma força poderosa para fazer girar a roda dos acontecimentos.