Pages

Antônio Perez: Aneurisma e comentários infelizes



Aneurismas são pequenas dilatações parecidas com um balão nas artérias cerebrais que podem, com bastante freqüência , causar hemorragias catastróficas no cérebro. 

Aneurismas tem paredes tão finas  e contém dentro de si sangue arterial em alta pressão. Uma bomba. Operar ou não operar? Uma decisão difícil, dependendo da localização em que se encontra. 

O neurocirurgião, Dr. Henry Marsh, descreve no livro "SEM CAUSAR MAL",  como parecido com o trabalho de desarmar bombas, embora a coragem necessária seja diferente, pois a vida em risco não é do medico. 

A Sra. Marisa Leticia Lula da Silva, portadora de um aneurisma, tomou sua decisão: não operar! 

Provavelmente discutiu com todos, familiares e médicos assistentes da família. Sabiam do risco. Fato ocorrido há 10 anos.

No poder, ao lado do marido presidente, participou das viagens, das visitas oficiais, das cerimônias protocolares. Foi companheira, amiga e leal ao marido o tempo todo. Parabéns pelo seu papel de primeira dama, mas mantinha dentro de si uma bomba.

Se se não faz nada com o aneurisma ele pode causar um AVC catastrófico com índices  elevados de morte imediata e outros tantos porcentos de morte nas semanas seguintes. Essa é a verdade.

E agora, querem achar um culpado!  Pois bem, decidiram que são dois: a "operação lava jato" e uma jovem médica, Dra. Graziela Munhoz.

Gostaria de comentar sobre esta última "culpada", pois pela operação lava jato, deixo com a justiça. 

Oriunda da UFMS, sendo nossa aluna, pois eu estava na ativa quando se formou, mas não mantenho com ela nenhum vínculo profissional ou de amizade.

Sabemos que o médico não deve, em hipótese alguma, colocar sua vertente ideológica e política diante de um paciente.

Dra. Graziela não atendeu a paciente em questão, não opinou qual seria a melhor conduta  neste caso, nem antes e nem depois do acontecido, somente fez um comentário infeliz, em rede social,  junto com os outros colegas e, por isso, devem responder eticamente, mas muito longe de ser chamada por muitos de "criminosa" ou que tenha "afrontada à dignidade humana". 

Tem, a meu ver, o direito constitucional de se defender.

A imprensa já sabia do fato e fica meu questionamento: quem informou da chegada da Sra. Marisa Leticia ao hospital?

O hospital exagerou na dose, talvez para justificar aos nobres clientes brasilienses, que pagam  em tabelas altíssimas e muitos provavelmente com recursos oriundos do tesouro nacional. 

Lembremos da pergunta do programa "Encontro com Fátima" da rede Globo: “quem você salvaria primeiro? O policial ou o traficante?" 

Vale - me Deus! Comentário televisivo dos mais infelizes já vistos neste país. 
Sabe o que aconteceu, com a Sra. Fátima Bernardes? Nada, pois fez um outro programa para tentar se justificar. 

Lamento a morte de qualquer pessoa, pois a vida é para ser vivida,  dentro de princípios éticos e morais, sabendo das armadilhas que nos colocam à nossa frente, onde devemos nos cuidar das nossas decisões, a serem tomadas, como operar ou não operar, comentar ou não comentar! 

Aneurisma cerebral pode matar fisicamente e comentários infelizes pode matar profissionalmente.

*Médico