Marquinhos Trad anunciou seu secretariado na manhã de hoje (15/12), faltando 17 dias para receber o cargo de prefeito de Alcides Bernal.
Como todos se lembram, o atual prefeito tomou posse (janeiro de 2012) e levou quase dois meses para nomear seus secretários.
Comparativamente, isso representa algum avanço. O que se sabe na praça é que Trad conseguiu montar essa equipe sofrendo um pouco. Não é a turma dos seus sonhos, mas é o que se tem diante das circunstâncias.
Alguns nomes são consensuais, outros enfrentam resistências aqui e ali, há aqueles que são uma incógnita, outros estarão aà para serem testados, enfim, como se diz, o tempo urge e a máquina está rugindo.
Como escreveu o filosofo Ortega Y Gasset, os homens são eles e suas circunstâncias. A cidade, com a chuvarada que cai sem parar, está um caos; as finanças municipais estão abalroadas, o funcionalismo está apreensivo, a população guarda uma expectativa positiva no peito.
Se os nomes escolhidos por Marquinhos vão funcionar (ou não) isso é trabalho para quem entende de horóscopo.
Olhando pelo alto não enxergo pessoas que estejam comprometidas com esquemas nebulosos. A maioria parece gente bem intencionada, talvez com algum pecadilho, mas nada é perfeito na vida.
Não quero fulanizar o secretariado de Marquinhos, mas é importante que todos estejam cientes dos novos tempos em que vivemos, os quais não mais estabelece limites rÃgidos entre o público e o privado (principalmente por causa das redes sociais), exigindo um comportamento sóbrio, discreto e republicano, exigindo mais trabalho concentrado e menos espalhafato marqueteiro.