Pages

Governo entrega lei orçamentária mas ninguém explica o mundo real


Deus e o diabo moram nos detalhes. Ontem o secretário de Governo Eduardo Riedel reuniu-se com os deputados para entregar a Lei Orçamentária. Em tese, o instrumento serviria para esclarecer a sociedade - imprensa inclusa - sobre como andam as contas públicas estaduais. 

Trata-se de assunto tecnicamente árido que depende de especialistas tarimbados para explicar de maneira didática os números governamentais. 

Só que ninguém faz isso. Não há interesse. No nosso jornalismo, infelizmente, não existe pessoal preparado para isso, muito menos fontes que podem explicar o material de maneira que possa ser traduzido para o público. 

Ou melhor: fontes existem, mas elas tem medo de contrariar interesses oficiais. Lembrem-se: estamos na República de Maracaju.

Olhando por cima, acho que o Correio do Estado faz trabalho melhor nesse aspecto do que o jornal O Estado de Mato Grosso do Sul

Se o leitor for comparar as duas leituras verá que o CE diz houve uma queda na arrecadação de ICMS da ordem de 21,3%, enquanto o Estado diz que esse número é de 3,4%. 

Complicado, né?

O Correio parece que tem maior senso de realidade. Seu material tem começo, meio e fim. O Estado de MS é uma teia de aranha complexa, mais parecendo cópia de press release do governo,  com algumas canetadas da redação para disfarçar a barafunda de dados. É difícil entender o que eles estão publicando. 

Duas coisas me chamaram atenção no material. Primeiro, algo relativo a um número: o Governo - conforme o CE - elevou sua despesa com pessoal  em 18,3%. Está na cara que está segurando suas contas na base dos aumentos de restos a pagar. Ou seja: está aprofundando o buraco. Lá na frente vai ter muito choro na ladeira. 

Segundo, um fato que aqui registro em forma de pergunta: por que nesse tipo de evento afeto à secretaria de Receita o secretário Márcio Monteiro nunca está presente, nunca participa? Ele está viajando de moto pelas estradas sul-mato-grossenses? Está em alguma praia tomando água de coco? Esquisito, né? A imprensa não informa esses "detalhes".