Trecho do livro “O Campo e a Cidade na História e na Literatura” (Companhia das Letras, edição de 1989) do professor e crítico inglês Ray...

A cidade e o futuro

/
0 Comentários

Trecho do livro “O Campo e a Cidade na História e na Literatura” (Companhia das Letras, edição de 1989) do professor e crítico inglês Raymond Willians. 

“De uma vivência das cidades nasceu uma vivência do futuro. Numa crise da experiência metropolitana, as histórias sobre o futuro sofreram uma mudança qualificativa. Havia modelos tradicionais para esse tipo de projeção. Em todas as literaturas conhecidas, sempre houve uma terra além da morte: um paraíso ou um inferno. Nos séculos de explorações e viagens, novas sociedades foram descobertas, vistas como promessas ou como alertas, em novas terras: em muitos casos, ilhas; muitas vezes, a ilha feliz, ela própria um elemento que dá forma ao mito. Mas, dentro da experiência metropolitana, esses modelos, ainda que muito utilizados, terminaram sendo transformados. O homem não atingia seu destino, nem descobria seu lugar ditoso: ele descobria, no orgulho ou no erro, sua própria capacidade de realizar uma transformação coletiva de si próprio e de seu mundo.”



Posts Relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.