Pages

Sérgio Maidana: Reinaldo, o grande vencedor


Interessante, mas ninguém falou nada, pelo menos nada vi até agora, mas o governador Reinaldo foi o grande vencedor destas eleições, independente do resultado de Campo Grande. 

O PSDB conquistou 36 prefeituras no interior, entre elas a de Corumbá, Tres Lagoas, Chapadão, Ponta Porã, Aquidauana/Anastácio(que juntas somam 55 mil votos) e Amambai, grandes colégios eleitorais. O PSDB tinha conquistado somente 12 prefeituras em 2012, porém não conquistou nos maiores colégios eleitorais, e se conquistar a prefeitura de Campo Grande, terá grande parte do eleitorado do Estado administrados pelo partido tucano, e sem dúvida selará a reeleição de Reinaldo Azambuja.

Ao meu ver, quem pode tirar a reeleição de Reinaldo será ele mesmo ou algum imprevisto que somente a Deus cabe saber, pois caso contrário, dificilmente deixará de sair na frente dos outros candidatos(cogita-se André ou Nelsinho Trad), pois a máquina das prefeituras e o prefeito faz uma grande diferença em uma eleição. Além das 36 prefeituras conquistadas, podendo chegar a 37, o governador Reinaldo conta com apoio de mais uns 5 a 8 prefeitos eleitos, assim, será apoiado por mais da metade dos prefeitos do Estado, já que existem 78 municípios no MS.

Por outro lado o PMDB de André conseguiu conquistar somente 17 prefeituras, caindo das 23 que consegui em 2012, ficando muito fraco o leque e apoio do partido, e o PT praticamente perdeu toda sua força, dado que seus ex prefeitos mudaram de legenda e não elegeu nenhum prefeito este ano (assim dificilmente Zeca do PT se arriscará a sair candidato a governo).

 Ao meu ver, numa disputa a ocorrer em 2018 o PMDB já arranca com  grandes dificuldades, e sem a máquina do Estado e a falta de exibição diária nos jornais e televisão inaugurando obra, olhando isto ou aquilo (que todos políticos fazem) tende os seus  candidatos a uma dura missão, que poderá terminar em um grande fracasso. Na minha opinião o PMDB se aliará a Reinaldo com medo de perder as vagas na Assembleia Legislativa.

A eleição de ontem sacramentou a força de Reinaldo e do PSDB no Estado e praticamente aniquilou seus adversários, os deixando sem discurso e sem rumo. Ao colocar Rose Modesto no segundo turno, o PSDB alcançou uma vitória inimaginável, pois de um lado concorreu com os Clãs dos Trads, que tem uma grande força de voto na capital, tendo ficado no poder por 8 anos. 

De outro lado, com o prefeito "des-cassado" que foi campeão de voto em 2012 (com 176 mil no primeiro turno, e nesta eleição ficou com meros 111 mil), o derrotado no primeiro turno, mesmo com todos os fatos ocorridos de sabotagem contra sua administração, que lhe dava mais combustível contra as críticas à administração, teve uma votação 1/3 menor do que na eleição passada.

Assim, Bernal sai desta eleição menor do que quando entrou em 2012, e quanto a André, Nelsinho e adversários de Reinaldo só restam agarrar-se a Marquinhos Trad na esperança de conquistar a prefeitura da capital e conseguirem articular uma candidatura para o governo, porém, ao que tudo indica, Reinaldo arrancará com grandes chances de ser reeleito no primeiro turno, e muitos "adversários" provavelmente estarão no mesmo palanque para não perderem "a boquinha" (e como gostam de boquinha os politicos do MS).

De mais a mais, com envolvimento de André e Nelsinho respondendo a processos por improbidade administrativa, resta saber se o judiciário condenará os dois ou não, e, em caso positivo, Reinaldo ficará sem adversários para 2018, acreditando que Bernal será candidato a deputado estadual, se elegendo facilmente só com o eleitorado de Campo Grande. 

Eu sinceramente achei muito estranho Reinaldo colocar gente de todas as espécies no PSDB, inclusive ex-petistas, porém temos que tirar o chapéu para ele e sua equipe que foram brilhantes nesta eleição, e conseguiram selar a sua reeleição com dois anos de antecedência.

(*) advogado