Pages

Jornalismo da TV morena esclarece posição de Lescano


Jornalista da cúpula da TV Morena entra em contato com o blog e explica que a jornalista Lucimar Lescano "não obedece o que a direção manda". 

Segundo a nota enviada por whatsapp ele afirmou que "as questões abordadas na entrevista (com os candidatos) são discutidas por um núcleo criado sempre nas eleições".

Mais: "nenhuma decisão é individual e quem participa são somente profissionais do jornalismo. A direção administrativa não participa e nem interfere".

Comento a nota: nesse aspecto, o caso torna-se mais complicado porque os profissionais de imprensa, deliberadamente, fizeram a opção por uma das candidaturas, rompendo com o critério de neutralidade que o momento exige de uma emissora de TV.

Se os coleguinhas estudaram os Meios quentes e Meios Frios de Marshall McLuhan, conceito que foi criado para distinguir as mídias de acordo com o grau de participação que exigem das pessoas que as consomem, sabem que a TV ( Meio Frio) exerce influência poderosa sobre as pessoas, não permitindo, na maioria das vezes, mediação crítica.

A diferença de tom, perguntas, postura cênica de Lucimara Lescano nas duas entrevistas mostrou que o jornalismo da Morena fez uma opção política. 

Na minha opinião, Lescano tem toda a liberdade para fazer isso como cidadã e profissional.

Não crítico. Todos fazemos isso. Mesmo assim, uma coisa é escrever um artigo no jornal ou nas redes sociais apoiando um candidato, outra é comandando entrevistas políticas num canal televisivo sob o manto de uma suposta "neutralidade entre os dois lados".

Insisto: vejam as duas entrevistas e comparem. Se os critérios do jornalismo da TV Morena foram pautados pela isenção e tudo foi disxutido por um núcleo, então não sei o que estou fazendo nesse mundo.