Pages

Pesquisas: só gostamos daquela que nos favorece


Leio na edição de hoje do Correio do Estado deputados do PSDB (Rinaldo Modesto, Mara Caseiro, Maurício Picarelli e Beto Pereira) criticando as pesquisas que sinalizam a subida de Marquinhos Trad, a queda de Rose e a estabilidade de Bernal. 

Os três batem bumbo contra a pesquisa do IBOPE, culpando o levantamento pela instabilidade e insegurança do momento eleitoral gerado dentro do tucanato. 

Há uma terrível incoerência nessas críticas. Os deputados estão cometendo equívoco quando falam tamanha bobagem. 

A razão é simples: dias atrás o IBOPE divulgou pesquisa mostrando que o governador Reinaldo Azambuja era o segundo mandatário estadual melhor avaliado pelo instituto dentre as Capitais do País, com 50% de ótimo e bom. 

Não houve reclamação e todos atestaram a veracidade - inclusive comemorando na imprensa e nos horários do TRE - desse índice. Talvez esse blog tenha sido o único a questionar tal levantamento. 

O mesmo aconteceu quando o IBOPE mostrou uma vertiginosa subida de Rose Modesto na primeira rodada de pesquisa feita na Capital, pulando de 15 para 25%. Houve comemoração. 

Agora, quando o quadro é adverso, aparece o muxoxo: a pesquisa é falsa. 

Pode ser. Pode não ser. 

Pesquisas são fotografias do momento. 

Seria estranho se amanhã os institutos mostrarem qualquer subida de Rose e a imprensa aparecer com a mesmo pergunta aos nobres deputados. 

Certamente, eles não dirão que a "pesquisa é falsa". 

Enfim, todos perderam a melhor oportunidade do mundo de mostrar humildade, leveza e tranquilidade, só opinando no momento em que houver resultados concretos. 

Bom dia, cavalo!.