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Pesquisas deixam americanos confusos


Os Estados Unidos foram os primeiros a utilizar pesquisas como armas de campanhas eleitorais. Os americanos são viciados em levantamentos de opinião pública para avaliar todos os detalhes da vidas. 

Só que tudo isso está mudando. As pesquisas estão malucas. Não conseguem medir nada. Ou melhor: só há uma certeza em torno delas - a incerteza. 

A Revista Veja publica uma reportagem sobre o tema. Um dos papas do assunto diz: "“Sim, está cada vez mais difícil prever uma eleição”, confirma Clifford Young, presidente do Instituto Ipsos nos Estados Unidos, que conduz uma das pesquisas eleitorais mais importantes do país, em parceria com a agência Reuters. 

Segundo Young, a crise nas pesquisas não é apenas americana, mas mundial, e tem origem em uma série de fatores que exigem cada vez mais esforço (e dinheiro) para prever resultados. Os motivos vão desde a transição de métodos tradicionais para versões on-line, até o cenário de incerteza política que cresce no país, com candidatos fora do padrão político tradicional, como Trump, ganhando espaço.