Pages

Candidato a vice-prefeito de Jardim é suspeito de contrabando



Geraldo Alencar, candidato a vice-prefeito, foi acusado pela Polícia Rodoviária Federal de estar contrabandeando pneus do Paraguai para o Brasil na região de fronteira. 

Na última terça-feira a mercadoria ilegal foi aprendida e encaminhada para a Receita Federal.

O empresário Geraldo Alencar Gonçalves, conhecido como “Geraldo da Tratormaq” foi autuado após um empregado de sua empresa ser flagrado com pneus contrabandeados. 

Segundo as informações policiais, o empresário que é candidato a vice-prefeito na chapa do PSDB na cidade de Jardim, encabeçada por Guilherme Monteiro, filho do secretário estadual de Fazenda do Estado. 

Conforme as informações, Alencar teria mandado “comprar” dez pneus e colocar no veículo Mercedes Benz Axor, bitrem, de cor cinza e placas HTP 3001, sem fazer o devido recolhimento dos tributos de importação.  

Os policiais iniciaram na segunda-feira as buscas que terminaram apenas na manhã do último dia (30/08), quando encontraram o motorista e o Mercedes VBenz numa borracharia da cidade de Jardim, já retirando os pneus que vieram rodando. 

A mercadoria foi apreendida e foi encaminhada à receita federal.

Comento: o fato talvez fosse trivial não estivéssemos em campanha eleitoral. Por isso, a gravidade da denúncia. Em função da diferença de preço de pneus no Paraguai muitos consumidores optam pela compra do produto no País vizinho, que são instalados no veículo e entram rodando no Brasil. O problema é que o procedimento é ilegal, podendo caracterizar descaminho, já que a compra não passa pelos trâmites burocráticos e tributários previstos em lei. Se o suspeito do crime for candidato a vice-prefeito o caso torna-se mais danoso, visto que ele deve ser exemplo de correção, já que concorre a um cargo cuja imagem não pode ser maculada por atos que apontam leniência com as regras vigentes na legislação. 





Veículo e documentação em posse da Polícia Rodoviária Federal