Pages

A humilhação de Bernal


Alcides Bernal foi eleito, cassado e reconduzido à prefeitura da Capital, gerando um processo de grande instabilidade política na cidade nos últimos quatro anos. 

Ele se disse vítima de um golpe das elites, que, por nebulosas transações, turbinaram a maioria dos vereadores, a tirarem seu cargo, obtido pela vontade soberana da população. 

Seu caso gerou a Operação Coffe Break. Por causa dele, tem gente graúda presa e inúmeros processados, cujo destino não se sabe qual será. 

Enfim, na narrativa de Bernal ele foi vítima de gente má intencionada. 

No seu lugar, entrou seu vice, Olarte, um personagem cheio de arte, que, juntamente com sua digníssima esposa, encontra-se atualmente preso pelas razões sabidas e imaginadas. 

A volta triunfante ao comando da prefeitura poderia render uma boa história. O retorno do injustiçado, do homem do povo incompreendido que ousou mexer com interesses inconfessáveis, incrustados na máquina municipal como cupins perversos do erário público.

Enfim, um enredo quase que incontornável.

Ele poderia debitar parcela ponderável da caotização de Campo Grande a esse histórico conturbado de nossa política, que cortou verticalmente a vitalidade da economia urbana, jogando um pouco da culpa nas costas daqueles que não o aceitaram como prefeito. 

Toda essa mentira seria possível nas mãos habilidosas de marqueteiros talentosos e daria chance concreta de reeleição a Bernal. 

Mas ele não compreendeu seu próprio processo. 

Assim, nessa eleição, Bernal caminha para o ocaso, sendo paulatinamente derrotado por uma de suas "golpistas", que, no passado, nem bem esperou sua queda para aliar-se alegremente ao seu traidor.

Tudo indica que o prefeito será derrotado nas próximas eleições, podendo descer ao terceiro ou quarto lugar na disputa. 

Mais grave: vai perder para amadores.

No fundo, uma verdadeira humilhação para quem teve uma eleição estrondosa e prometia mudar o rumo da história. 

No fim, será forçoso reconhecer que Bernal não conseguiu administrar suacidade, sua carreira política e muito menos sua campanha eleitoral. 

Fracasso total.