Pages

Quero fazer uma pergunta aos candidatos



Se eu tivesse que fazer uma única pergunta aos candidatos a prefeito de Campo Grande - só uma, desdobrada em várias, embora com o mesmo núcleo elemental - seria a seguinte: quando foi que você leu um livro em sua vida, qual o nome da obra e do autor e, por favor, relate-me, em poucas palavras, o que você entendeu de tudo que ali estava escrito?.

(Não vale o papo de ter lido a bíblia e blá-blá-blá... me levanto e vou embora).

Se o candidato (ou candidata) me olhasse nos olhos e respondesse-me de maneira serena, segura e didática sobre esse livro, juro, daria meu voto a ele, principalmente se fosse uma obra importante da literatura universal, de qualquer área, de qualquer corrente filosófica ou ideológica, não me importando se fosse em prosa ou poesia.

Digo isso porque tenho a sensação de que, com uma ou outra notável exceção, nenhum deles tenha lido nos últimos anos (estou sendo generoso) algo substancial que ampliasse a sensibilidade, melhorasse o escopo da sabedoria e aprofundasse a cultura sobre o mundo e a vida.

Alguém consegue enxergar ( realizem, por favor, realizem a cena mentalmente) Rose Falsiane, Alcides Bernal, Marquinhos Trad, Suel, Coronel Davi etc, etc, etc, com um livro a mão, numa noite fria, bebendo um chá, concentrado e embevecido com as palavras que corriam à sua frente?

Sejam sinceros. Sejam verdadeiros. Alguém consegue vislumbrar esse milagre?

Não quero ser injusto, mas sinceramente acho difícil. Marquinhos ainda vá lá; é advogado, diz que é pastor, pode ser que de vez em quando leia isso e aquilo.

Bernal e Rose acredito que só leiam processos e mais processos para encontrarem saídas jurídicas dos casos nebulosos em que se meteram.

Talvez alguns trechinhos bíblicos para se redimirem dos pecados....

Bernal ainda usa razoavelmente a língua pátria. Rose tem se esforçado com treinamento, mas para uma professora deixa a desejar.

Esse é o único conselho que dou aos eleitores: descubram se seus candidatos andam lendo alguma coisa.

Caso contrário, uma coisa é certa: eles não sabem nada, só mentir, mentir, mentir.