Pages

O pinguim continua dando as cartas


Eles se reuniram e decidiram manter o pinguim no comando do submundo. Batman não pode fazer nada. O pinguim deve ser conveniente para se manter abaixo da superfície.

Ele conseguiu transformar seu ninho numa espécie de penitenciária particular: ali ninguém sai ou entra sem seu consentimento; todos são filmados; os telefones são grampeados; as paredes tem ouvidos. E ele se orgulha disso.

O pinguim moral se orgulha de ter controle de todos. Ele conseguiu criar um local de trabalho onde ninguém pode falar mal dele. Se alguma coisa vaza, aparece um exército de advogados para intimidar, processar, e até comprar os detratores.

O pinguim é feio que dói; já andou fazendo plásticas, cirurgias buco-maxilo, botox aqui e ali, pintura no cabelo, mas não adianta. Ele é um pinguim. E como toda ave  da família Spheniscidae a natureza não ajuda.

Vejam como ele anda. Suas pernas tortas, seu cabelo arrepiado, sua fala semi-analfabeta, ele nunca deve ter lido um único livro na vida.

Se leu alguma coisa, foram documentos, processos que até hoje responde na justiça, sob total segredo, protegido pelas influências e favores do sistema judiciário.

Surrupiou umas terrinhas ali, levou dinheiro para o Uruguai, descumpriu leis ambientais em reservas ecológicas, enfim, como diria Balzac, na origem de sua fortuna tem muitos crimes e maldades.

Mas um dia o pinguim sairá das catacumbas. Terá que enfrentar a luz do sol. Veremos como vai charlar o menino.