Pages

Governo tinha conhecimento desde 2015 do assédio de Cintra



A Casa Civil do Governo do Estado tem conhecimento desde o ano passado das práticas de assédio moral do Diretor-Presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul. Os servidores entregaram carta-denúncia nas mãos de Athayde Nery, Secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), mas não houve resultado.

Nery era, na ocasião, superior hierárquico de Cintra, mas não teve "força" política para sensibilizar o secretário Sérgio de Paula para o problema. 

Num dos itens da denúncia, os servidores foram explícitos: "Assédio Moral / Depreciação dos trabalhos e desrespeito para com os técnicos / Manifestação de desapreço a técnicos dentro da repartição;Exemplos: Chamar a atenção/brigar publicamente e em voz alta com funcionários, depreciação pessoal em público (“só tem gente preguiçosa aqui”, “vocês são incompetentes”, “pra mim todo mundo é igual peão”, “vou colocar brete nessa fundação”, e outras ameaças no sentido de interferir na vida funcional do servidor em caso de “não obediência”. Há caso de licença médica na Fundtur por estresse emocional.).

De acordo, com denúncia, esse ambiente foi a estufa para que eclodisse o assédio sexual denunciado pela jornalista Nilmara Caramalac. 

Diz o texto: "E enquanto isso, Cintra e Bosco Martins viajam quase todo fim de semana, convidando seus servidores comissionados para irem juntos mesmo que em eventos que nada tem a ver com a instituição, realizando trabalho de campanha para futuro candidato a deputado estadual. Tanto foi que numa dessas que surgiu o caso Nilmara..."