Pages

Por que Azambuja não demite Cintra?

Leio no Midiamax que o ex-prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, não vai se pronunciar a respeito da acusação de assédio sexual feita pela jornalista Nilmara Caramalac. 

Ele tem todo o direito de fazer isso. Mas seu advogado, Renato Adler, falou por meio de nota: "Quem pode acreditar em uma pessoa que já tem um histórico de polêmicas e denúncias que nunca se comprovam? Qual a credibilidade de uma pessoa que falsifica um comunicado para se auto solidarizar em denúncias não apuradas? Queremos que esse caso chegue até a promotoria para que essa moça deixe de proceder com esse tipo de chantagens”, afirma o advogado.

A declaração é desastrosa. Só seria válida se Cintra e sua defesa tivessem provas cabais de fraude em documento e chantagem pessoal. Como nada foi apresentado, a coisa se complica. 

Mentira não se combate com mentira.

Mas tem coisa mais grave nessa história: o que poderia ser um episódio banal envolvendo dois funcionários públicos graduados  que se aproximaram em função de um evento festivo começa a se transformar num escândalo político. 

Se Nilmara está falando a verdade ou não isso será esclarecido nos autos. O problema de Cintra são os seus precedentes - um assunto muito falado nos bastidores políticos do Estado. 

Esse blog, por exemplo, tem recebido denúncias de várias mulheres acusando-o de "aproximação indevida", mas prefere não vocalizar esse tipo de coisa temendo cometer injustiças. 

A pergunta que não quer se calar é a seguinte: tal fato desgasta politicamente o Governo? A resposta é afirmativa. Só Azambuja não está percebendo o potencial de dano que essas coisas provocam. 

O governador mostra arrogância, acreditando que fatos como esse dissipam com o tempo. Pode até ser. Mas deixam marcas, que se sobrepõem umas às outras, formando o conceito de que a administração tucana despreza as pessoas à medida que mostra que a truculência e o desmando são atos aceitáveis. 

O Governador devia pedir para que Cintra se demita. Mas parece não ter coragem para tanto.