Pesquisa é detalhe e não manchetes de jornais. O cidadão(ã) esperto deve ir na fonte e nos números globais. Para compreender o que se pa...

Pesquisa Ibope: Temer balança, mas Dilma está caindo

/
0 Comentários


Pesquisa é detalhe e não manchetes de jornais. O cidadão(ã) esperto deve ir na fonte e nos números globais. Para compreender o que se passa na barafunda dos dados fornecidos pelos institutos é preciso paciência e estudo. É chato, mas é necessário.

Hoje saiu pesquisa CNI/Ibope (pesquise aqui). Numa leitura geral, o Governo Temer é considerado muito melhor do que a de Dilma.

Digamos que com 30 dias de Temer o brasileiro está sentindo a diferença positiva. Não que os números sejam maravilhosos para o presidente interino. Mas comparando com os últimos cinco meses anteriores de Dilma, percebe-se que vivemos uma fase de alívio.

A pesquisa foi feita entre os dias 24 e 27 de junho (um fim de semana) com 2002 entrevistado,em 141 municípios, margem de erro de 2% e 95% de índice de confiança.

Vamos aos números: Temer tem 13% de ótimo e bom; Dilma nos últimos cinco meses teve uma média de 10%. Temer tem 36% de regular; Dilma na média teve 20%. Temer tem 39% de ruim e péssimo; Dilma teve 65%.

Um dado importante, sempre desprezado por todos: na atual pesquisa IBOPE 13% não souberam ou não responderam. Na fase final de Dilma apenas 1% escolheram essa opção.

O índice de 13% é muito elevado e pode significar expectativa ou indiferença. Mesmo assim trata-se de um contingente que está observando o cenário. Ele é um público a ser conquistado ou perdido com o tempo.

Alguns analistas levantaram a questão de que 66% não confiam em Temer. Mas Dilma tinha persistentes 77%.

Ainda assim, num quadro de crise geral, 27% confiam no presidente em exercício, enquanto a presidente afastada tinha 22% de confiabilidade.

Comento: se o presidente Temer seguir nessa linha, nos próximos meses ele melhora seus números. Tudo indica que Dilma vai para a lata de lixo da história. Basta o atual Governo não pisar mais na bola.


Posts Relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.