Pages

O Governo e o funcionalismo


Leio no site do Governo estadual que o "governador Reinaldo Azambuja assinou nesta terça-feira (26) um conjunto de leis que corrige distorções salariais de 31 carreiras, beneficiando 26.830 servidores pĂºblicos estaduais. SĂ£o 12 leis e dois decretos de autoria do Governo Estadual, aprovados na Assembleia Legislativa e que serĂ£o publicados no DiĂ¡rio Oficial do Estado da quarta-feira (27)".

Vamos analisar em detalhes esse novo escopo legislativo que pretende atender os funcionĂ¡rios pĂºblicos estaduais na quinta-feira. NinguĂ©m ouviu vozes contrĂ¡rias. A mĂ¡quina de propaganda governamental, nessa hora,  Ă© hegemĂ´nica. 

Afinal, sĂ£o quase 30 mil famĂ­lias que, direta e indiretamente, sĂ£o impactadas pela notĂ­cia. NĂ£o vale ouvir a voz de sindicalistas baba-ovos.

ValorizaĂ§Ă£o funcional Ă© uma boa mĂºsica no ouvido da burocracia estatal. 

Se houver ganhos ao longo do tempo, de certa maneira, a economia se fortalece. NĂ£o sou adepto do Estado MĂ­nimo nem favorĂ¡vel ao Estado MĂ¡ximo. A mĂ¡quina pĂºblica deve se situar num estĂ¡gio de equilĂ­brio para nĂ£o causar grandes dĂ©ficits  no orçamento nem caotizar a sociedade com prestaĂ§Ă£o de serviços ( educaĂ§Ă£o, saĂºde, segurança pĂºblica etc) de pĂ©ssima qualidade. 

Como o Governo Azambuja Ă© ruim de comunicaĂ§Ă£o, ele nĂ£o explica nada e transforma tudo em propaganda eleitoral. 

No fundo acho que o PSDB de Mato Grosso do Sul Ă© uma versĂ£o coronelista do populismo do PT. Mas isso Ă© outra histĂ³ria. 

Tenho a impressĂ£o de que o Governo estĂ¡ fazendo uma gestĂ£o para fortalecer a tendĂªncia de ensimesmamento da burocracia. Ou seja: cisca para dentro e deixa os contribuintes na mĂ£o, abrindo espaço para a degradaĂ§Ă£o da infraestrutura, nĂ£o expandindo as taxas de investimento, abrindo cada vez mais um tremendo rombo nas contas pĂºblicas, agindo sempre no curto prazo, mais perdido do que cachorrinho caĂ­do de caminhĂ£o de mudança. 

NĂ£o sou sĂ³ eu que digo isso. Gente experiente que trabalha dentro do Governo, muitos habitando os primeiros escalões, repetem hĂ¡ meses essa anĂ¡lise. Mas Azambuja sĂ³ ouve sua turminha do tererĂ©. 

Seja lĂ¡ o que for esse plano de carreira do funcionalismo, Ă© preciso explicar como isso vai refletir no dia a dia do cidadĂ£o. Vai melhorar a saĂºde? A educaĂ§Ă£o vai andar pra frente? O policiamento serĂ¡ mais efetivo? A infraestrutura serĂ¡ mantida e melhorada? A economia vai se modernizar?

Se as melhorias funcionais tiverem objetivos em si mesmo, o governo nĂ£o fez nada: sĂ³ continua olhando para seu prĂ³prio umbigo,  autoelogiando e aplaudindo a si mesmo (como na foto oficial acima).