Dadá Silva tem 54 anos, é casada, tem seis filhos, nasceu na Bahia e faz 23 anos que vive na beira do Rio Salobra, no fundo do vale da Ser...

Dadá Silva: uma artista na Serra da Bodoquena

/
2 Comentários
Dadá Silva tem 54 anos, é casada, tem seis filhos, nasceu na Bahia e faz 23 anos que vive na beira do Rio Salobra, no fundo do vale da Serra da Bodoquena. É magra, tímida, pequena, frequentou uma pequena escola rural da região, onde completo o 1º grau.

Faz serviços domésticos e cozinha como ninguém. Sutil e delicada, tem a insígnia da criação marcada no rosto sereno e olhar negro expressivo.

Aprendeu a pintar em tecido. Com pedaços da calças jeans usadas que eram cortadas para fazer bermudas para os filhos, ela transformava em pano de chão. Para dar alguma graça, começou a pintar mulheres e alguns moços tendo como modelo revistas femininas levadas por turistas.

Daí nasceu a arte de Dadá Silva. Podemos chamar seu estilo de naif. Mas o que me fascinou foi seu domínio das cores e a liberdade com que imagina suas figuras, lembrando às vezes Picasso, às vezes Matisse.

Os panos de chão transformaram-se em quadros nas salas de muita gente da cidade.

Acho interessante essa interação que a arte faz: o material (jeans) é industrial, as referências são aquelas que habitam o mundo pop do consumismo conspícuo e a visão é de uma mulher talentosa, que expande sua sensibilidade pictórica para além do mundo em que vive.






Posts Relacionados

2 comentários:

  1. Preciosa descoberta, Dante! A Bodoquena nos proporciona maravilhosas surpresas. Porém a calmaria dessas bandas deve durar pouco. Espero que não. Abraços e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Parabens Dante pela descoberta, essa senhora é uma pessoa maravilhosa, guerreira, determinada, companheira e sonhadora...o sonho dela é poder trabalhar independente e viver a vida nessa calmaria e tranquilidade que é o lar doce lar dela...Bodoquena e especialmente o Canãa é a onde ela encontra inspiração para transmitir as pessoas o amor, respeito, carinho e humildade. Parabens Dada Silva...

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.