Pages

Começa em Bonito campanha de Combate à violência contra mulheres


Alô, alô, Luciana Azambuja, subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, muito boa essa iniciativa do Governo do Estado.

Você merece todos os elogios. Só espero que você não convide o Nelson Cintra para o evento enquanto não for solucionado aquele caso da jornalista.

Lembra?

Mesmo assim, causa certa estranheza que a campanha seja desenvolvida “em conjunto” com a Fundação de Turismo.

Esse órgão está inabilitado para debater qualquer questão sobre mulheres enquanto Cintra não explicar o que aconteceu em passado recente.

Sei que é constrangedor, mas essa é a vida. Ser Governo tem o bônus e o ônus.

Mesmo assim, aqui vai o release do evento, conforme havia prometido publicar na nossa última conversa.

A divulgação de agenda positiva é importante para a sociedade sul-mato-grossense:

“Essa será uma primeira campanha, um projeto piloto. A partir de Bonito, outras ações virão, sempre acompanhando os grandes eventos desenvolvidos no Estado, em conjunto com a Fundação de Cultura e a Fundação de Turismo”, informa a Subsecretária Luciana Azambuja Roca, esclarecendo que a parceria com a Delegacia-Geral da Polícia Civil, a articulação com parceiros do sistema de justiça (TJMS, Ministério Público e Defensoria Pública) e o envolvimento da rede local (principalmente educação e assistência social) é essencial para o desenvolvimento das atividades e para atingir as comunidades mais vulneráveis.
A violência sexual contra crianças e adolescentes é a quarta violação de direito mais denunciada no Disque 100. Em 2015, foram registradas 17.583 denúncias, o que corresponde a quase 50 casos por dia – e as meninas são as maiores vítimas, conforme dados da Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal.
Por outro lado, os números de violência contra mulheres, divulgados pela Central de Atendimento à Mulher (Disque 180, Governo Federal) colocam o Estado de Mato Grosso do Sul em 4º lugar no relato de violências – sendo que as maiores denúncias são de violência física (49,82%) e psicológica (30,40%), seguidas de casos de violência moral (7,33%), cárcere privado (4,87%), sexual (4,86%), patrimonial (2,19%) e tráfico de mulheres (0,53%), o que significou 332 pessoas nesta situação nos primeiros dez meses de 2015.
E, apesar de todos os esforços e da sensibilidade do Governo do Estado às questões da mulher ao longo dos anos, Mato Grosso do Sul ocupa a 9ª posição no contexto dos 27 estados do País, no quesito de mortes violentas de mulheres (Mapa da Violência, 2015) [1] “O que mostra o quanto é necessário desenvolver campanhas que coloquem os temas em discussão na sociedade, incentivando as pessoas a disseminarem a informação do quanto é importante denunciar casos de violência e procurar órgãos de apoio existentes no município – como Delegacia de Polícia, CRAS e CREAS”, reforça Luciana.
As tratativas sobre violação de direitos de crianças e adolescentes ficará a cargo do delegado titular da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA Campo Grande), Paulo Sergio Lauretto – que falará sobre combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes para Policiais Civis dos municípios de Bonito, Nioaque, Jardim e Guia Lopes e para profissionais da educação e da assistência social de Bonito (Conselho Tutelar, CRAS e CREAS).
As ações de enfrentamento à violência contra mulheres, além das capacitações acima mencionadas, sob responsabilidade da Subsecretária Luciana Azambuja Roca e da técnica Elis Lima, serão realizadas também em escolas públicas, que receberão palestras do projeto “Maria da Penha vai à Escola” e orientação para mulheres usuárias do CRAS Vila Marambaia. Em parceria com a Polícia Militar e Patrulha Ambiental Mirim de Bonito, serão realizadas blitz educativas, com distribuição de material informativo, na sexta-feira (29) e sábado (30).
“ A violência contra mulheres e meninas não escolhe classe social, raça, etnia, nível educacional ou idade. Por isso, precisamos falar sobre o assunto de forma aberta, sensibilizando toda a sociedade e o Poder Público para que não aceitem casos de violência contra mulheres e meninas com naturalidade ou tolerância. Toda violência deve ser denunciada!”, finaliza a subsecretária Luciana Azambuja Roca.
Parceiros – A ação tem como parceiros as secretarias Municipal de Educação e de Assistência Social de Bonito; Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul; Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul / Patrulha Mirim Ambiental; Ministério Público Federal; Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul; Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul e trade turístico e comércio local.
ATIVIDADES:
– Capacitação em enfrentamento à violência contra mulheres e contra crianças e adolescentes para Policiais Civis dos municípios de Bonito, Jardim, Guia Lopes e Nioaque;
– Capacitação em enfrentamento à violência contra mulheres para profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social;
– Palestras para alunos/as das escolas estaduais – projeto “Maria da Penha vai à Escola”;
– Distribuição de cartazes “Violência contra a mulher é crime. Denuncie. Ligue 180”;
– Blitz educativa com a Polícia Militar para distribuição de material informativo;
– Palestra e atendimento individual em bairro com maior vulnerabilidade;
AGENDA:
26/julho (3ª feira) – 10h
– Reunião com parceiros e autoridades locais
Local: CRAS – Rua Possidônio Monteiro, s/n, Vila Marambaia
26/julho (3ª feira) – 13h às 16h
– Capacitação em (I) enfrentamento à violência contra mulheres e (II) contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes para Policiais Civis dos municípios de Bonito, Jardim, Guia Lopes e Nioaque;
Local: Centro de Convenções – Rodovia MS 178, KM 2.
26/julho (3ª feira) – 14h30