Pages

Livro do TCE/MS mostra que nossa saúde vive o caos



O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS lançou ontem o novo livro com informações sobre saúde nos municípios de Mato Grosso do Sul. A publicação faz parte da série Transparência.

O trabalho foi elaborado pela equipe da Coordenadoria do Núcleo de Pesquisa da ESCOEX.

Trata-se de um trabalho importante. Com o título “Indicadores de Saúde – Informações sobre saúde dos municípios sul-mato-grossenses”, a pesquisa percorre todo o Mato Grosso do Sul apresentando números comparativos, gráficos e textos explicativos. (veja o livro).

O material merece estudo e análise detalhada por parte dos gestores públicos e privados para que possam compreender aspectos da realidade de um setor vital para a qualidade de vida da sociedade.

No aspecto geral, fazendo comparativos, entre os anos 2014 e 2015 nosso sistema de atendimento começou a entrar em decadência. É grave e triste. Mas quem liga pra isso?

Resumindo a opereta, a saúde em Mato Grosso do Sul é péssima. E está piorando. Os prefeitos estão reduzindo gastos no setor nos últimos anos, apesar de haver aumentos graduais nas despesas por habitante. Em alguns municípios há melhorias e avanços, mas o quadro não é bonito.

A base de informação do livro é formada por dados enviados pelas prefeituras a órgãos do Ministério da Saúde. Há números desatualizados e omitidos. Fica claro a precarização técnica de maior parte dos nossos municípios.

O Governador Reinaldo Azambuja e o secretário de saúde Nelson Tavares deviam dar uma folheada neste trabalho do TCE. Aí talvez eles compreendessem o equívoco estrutural do  “Caravanas da Picaretagem”.

Sei que isso é pedir demais, pois essa gente detesta ler. Mesmo assim, há alguma esperança.