Pages

Documentos secretos: a iniciativa é boa, mas...


"A verdadeira história é secreta", escreveu Jorge Luis Borges num de seus contos fantásticos. A revelação de informações confidenciais de governo sempre é positiva.

Por isso, a iniciativa do Governo Azambuja de propor a criação de comissão para avaliar e classificar documentos "secretos e ultrasecretos" segue o bom caminho da transparência. Ainda não se sabe o que os deputados estaduais estão realmente pensando, mas é correto imaginar que muita gente não gosta da luz do sol.

Certamente, muitos documentos vão fazer o gozo de historiadores. Há também questões políticas envolvidas. Muito se falou durante o Governo Zeca do PT do uso das chamadas "verbas secretas" pela governadoria. Eram recursos utilizados para garantir a segurança do governador e seus familiares. Quais eram os valores e como era usados até hoje é um mistério.

Mistério, aliás, que cerca todo o governo. Mas isso deve ser café pequeno diante de outros fatos mantidos em sigilo.

Espera-se que o governador consiga viabilizar seu projeto. Será um passo institucional importante. Mas espera-se também que ele e seus próceres façam uso equilibrado das informações. Toda a verdade é uma face que se projeta em muitos espelhos. Transparência é uma coisa séria demais e não deve ficar nas mãos de gente anti-republicana.

Leia texto do repórter Leonardo Rocha, do Campograndenews aqui