Com o fim
dos cassinos na era Dutra, o Rio de Janeiro deu contornos sofisticados a um
gĂȘnero musical que nasceu nas rodas dos subĂșrbios cariocas: o samba-canção. Dos
arcos da Lapa e adjacĂȘncias, o estilo mudou de endereço e passou a frequentar
os majestosos salÔes da zona sul. Lugares como Sacha, Casa Blanca, Vogue e
outras tantas tornaram-se redutos de boĂȘmios e membros dos mais altos clĂŁs da
sociedade fluminense.
Os
primeiros a se deixar contagiar por esse ambiente foram os artistas que
encontraram nos salÔes dessas boates um rastilho de prazer para aguçar a
criatividade, muitas vezes adormecidas no cotidiano carioca.
Gente
como o poeta Paulo Mendes Campos e os escritores Fernando Sabino e Ruben Braga
eram figuras presentes nos saraus festivos das madrugadas.
Entre
drinks e baforadas nas piteiras, assistia-se nos palcos a estréia de Dalva de
Oliveira, Cauby Peixoto e Dick Farney. No Rio capital da RepĂșblica, o Governo
Federal estava em ebulição com as trapalhadas de GetĂșlio e os achaques de
figuras obscuras que gravitavam nos corredores do Catete.
Naquela
Ă©poca, o tĂ©dio da classe polĂtica, tĂŁo comum naqueles dias, era aliviado nas
doses de uĂsques e no requebrar das companhias amorosas de morna e Ășmida
sensualidade.
Alguns
anos depois, esses lugares de transgressĂŁo e prazer viram o brotar da Bossa
Nova e, com ela, seus maiores expoentes. Nos versos modernistas de Vinicius de
Moraes, nas harmonias de Tom Jobim e nos acordes de JoĂŁo Gilberto, o gĂȘnero
alcançou seu apogeu e brilhou até em outros continentes.
Era 1959
e àquela altura o Brasil campeão do mundo também estava prostrado ao
talento da cantora e compositora Dolores Duran, que morreu precocemente aos 29
anos e deixou para trås um legado de memoråveis interpretaçÔes. Dolores
sucumbiu a um infarto fulminante enquanto dormia, mas arrebatou uma legiĂŁo de
fĂŁs quando marcou para si uma pĂĄgina da MPB ao compor “A noite do meu
bem”. Passado o apogeu das boates o gĂȘnero ficou restrito a discos e
interpretaçÔes. Ao contrårio do que dizem por ai, o estilo não morreu. Na
verdade rejuvenesceu quando cooptou Francis Hime, Ivan Lins e Toquinho.
Continua discreto, agora longe das luzes, mas Ă© a reserva melĂłdica e emocional
da mĂșsica brasileira.