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Alexsandro Nogueira: Noites Cariocas


Com o fim dos cassinos na era Dutra, o Rio de Janeiro deu contornos sofisticados a um gĂȘnero musical que nasceu nas rodas dos subĂșrbios cariocas: o samba-canção. Dos arcos da Lapa e adjacĂȘncias, o estilo mudou de endereço e passou a frequentar os majestosos salĂ”es da zona sul. Lugares como Sacha, Casa Blanca, Vogue e outras tantas tornaram-se redutos de boĂȘmios e membros dos mais altos clĂŁs da sociedade fluminense.
Os primeiros a se deixar contagiar por esse ambiente foram os artistas que encontraram nos salÔes dessas boates um rastilho de prazer para aguçar a criatividade, muitas vezes adormecidas no cotidiano carioca.
Gente como o poeta Paulo Mendes Campos e os escritores Fernando Sabino e Ruben Braga eram figuras presentes nos saraus festivos das madrugadas.
Entre drinks e baforadas nas piteiras, assistia-se nos palcos a estrĂ©ia de Dalva de Oliveira, Cauby Peixoto e Dick Farney. No Rio capital da RepĂșblica, o Governo Federal estava em ebulição com as trapalhadas de GetĂșlio e os achaques de figuras obscuras que gravitavam nos corredores do Catete.
Naquela Ă©poca, o tĂ©dio da classe polĂ­tica, tĂŁo comum naqueles dias, era aliviado nas doses de uĂ­sques e no requebrar das companhias amorosas de morna e Ășmida sensualidade.
Alguns anos depois, esses lugares de transgressĂŁo e prazer viram o brotar da Bossa Nova e, com ela, seus maiores expoentes. Nos versos modernistas de Vinicius de Moraes, nas harmonias de Tom Jobim e nos acordes de JoĂŁo Gilberto, o gĂȘnero alcançou seu apogeu e brilhou atĂ© em outros continentes.
Era 1959 e Ă quela altura o Brasil campeĂŁo do mundo tambĂ©m  estava prostrado ao talento da cantora e compositora Dolores Duran, que morreu precocemente aos 29 anos e deixou para trĂĄs um legado de memorĂĄveis interpretaçÔes. Dolores sucumbiu a um infarto fulminante enquanto dormia, mas arrebatou uma legiĂŁo de fĂŁs quando marcou para si uma pĂĄgina da MPB ao compor “A noite do meu bem”.  Passado o apogeu das boates o gĂȘnero ficou restrito a discos e interpretaçÔes. Ao contrĂĄrio do que dizem por ai, o estilo nĂŁo morreu. Na verdade rejuvenesceu quando cooptou Francis Hime, Ivan Lins e Toquinho. Continua discreto, agora longe das luzes, mas Ă© a reserva melĂłdica e emocional da mĂșsica brasileira.