Pages

Renan: Apenas peculato


Acabo de ler a notícia na Folha de São Paulo que " maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) votou, nesta quinta (1°), pelo recebimento parcial da denúncia contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no caso desencadeado pela suspeita de que ele pagava pensão a uma filha com recursos ilícitos, entre 2004 e 2006.

Até agora, quatro ministros votaram pelo recebimento da denúncia apenas por peculato (Marco Aurélio Mello, Luiz Fux, Edson Fachin e Teori Zavascki) e dois pelo recebimento da denúncia em maior extensão, incluindo uso de documento falso e falsidade ideológica de documentos públicos (Rosa Weber e Luís Roberto Barroso). Outros três votaram pela rejeição total da denúncia (Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski).

O ministro Celso de Mello, decano da Corte, é o décimo a votar. O julgamento ainda não acabou e os ministros ainda podem mudar seus votos."

Definição de peculato: 


Substantivo masculino

Crime que consiste na subtração ou desvio, por abuso de confiança, de dinheiro público ou de coisa móvel apreciável, para proveito próprio ou alheio, por funcionário público que os administra ou guarda; abuso de confiança pública.