Pesquisa IPEMS mostra Bernal fora do páreo
Faltando 28 dias para o primeiro das eleições de Campo Grande, pesquisa IPEMS publicada nesta segunda-feira pelo jornal Correio do Estado mostra Marquinhos Trad em primeiro lugar com 35,6% das preferências ( rejeição de 15,8%), Rose Modesto com 26,1% ( rejeição de 15,2%) e Alcides Bernal com 15,5% (43,5% de rejeição).
Os demais candidatos somam 8,6%. Os indecisos e os que dizem não saber somam 14%.
O jornal não divulgou os números da pesquisa estratificada por idade, escolaridade, local de moradia e nível de renda. Foram feitas 400 entrevistas.
Pela conclusão do jornal, Bernal está por enquanto fora do páreo.
Se nenhum fato novo ocorrer, a disputa no segundo turno ficará entre Marquinhos e Rose.
A pesquisa IPEMS tem uma margem de erro de 4,9%, o que significa um alto índice de incerteza.
Portanto, os candidatos podem calibrar suas estratégias para tentar definir melhor o quadro a partir dos debates, algo complicado de acontecer porque nesses momentos os candidatos se preparam e tentam se blindar para possíveis desgastes.
Muitos podem afirmar que as pesquisas não refletem a realidade das ruas. Mas esses números estão muito próximos da pesquisa IBOPE divulgada no sábado pela TV Morena.
Nesse sentido, é o que se tem para avaliar o atual quadro político.
Não há dúvida que o momento eleitoral é atípico. As atenções da sociedade estavam voltadas para a questão do impeachment de Dilma.
Com isso, mesmo com ruídos aqui e ali, é fato que a campanha ainda não está polarizando o debate público. O que deverá acontecer a partir de agora.