Midiamax promove debate entre candidatos
Hoje à noite o site Midiamax promoverá o primeiro debate televisionado entre os principais candidatos à prefeitura de Campo Grande.
Dos 15 nomes na disputa, 11 estarão se confrontando para serem avaliados pelo escrutínio dos eleitores da Capital.
O modelo imposto para esse tipo de programa é contraproducente.
Acho que é praticamente impossível para uma sociedade acostumada a um certo padrão televisivo - novelas, filmes, programas de auditório - entreter-se por horas da noite acompanhando candidatos falando suas platitudes.
A audiência tende a cair a quase traço no final, mesmo que haja momentos interessantes no confronto das ideias e propostas apresentadas.
O ideal seria que o debate envolvesse no máximo os quatro candidatos melhor posicionados nas pesquisas. O programa seria mais "limpo", menos cansativo, mais elucidativo.
Mas a legislação eleitoral e o nosso conceito de democracia representativa, respaldada por um sistema político caótico, não conseguem oferecer outro tipo de espetáculo que não seja esse: uma mixórdia de exotismo e racionalidade em meio a uma ideia tênue do que pensamos que seja um "debate".
Mesmo assim, nós, do lado de cá, podemos esperar extrair algum sinal do que seja a essência dos candidatos, para assim nos orientar para cristalizar o voto no dia 02 de outubro.