Pages

Entrevista: Sabrina e Oswaldo Sá dão dicas de malhação



Sabrina Freitas, 29 anos. Oswaldo Cícero Sá Filho, 32 anos. 

Eles são os personal trainers da moda em Campo Grande. 

Empresários e educadores físicos, já trabalharam nas mais importantes academias da Capital. Hoje dirigem Studio Vip, um lugar sem frescura mas eficiente. 

Eles malham, dançam, estudam, dão aulas e percorrem o Estado e o País dando palestras e treinamento para outros profissionais do setor. Tem uma vida saudável e agitada. São Alegres e positivos. “Temos que dar o exemplo e mostrar que um bom trabalho físico dá resultado no corpo e na mente”, afirmam. 

O blog fez uma entrevista ping-pong com os dois para que Sabrina e Oswaldo dessem dicas de malhação para nossos leitores. Vamos a eles:

1-) Exercício físico emagrece? Em quanto tempo?

Sim. O tempo dependerá da intensidade dos exercícios associada aos hábitos alimentares saudáveis e metabolismo de cada pessoa. Uns demoram mais, outros menos.

2-) O Fator biológico ( genética, biotipo) influencia no modelo de corpo que se quer ter fazendo exercícios?

 Sim. Todos nós possuímos individualidades biológicas. Exemplo: Uma pessoa que possui gordura localizada na região do tronco (Andróide), terá mais dificuldade em exibir um abdômen definido. Já no caso da gordura localizada nas extremidades inferiores (Ginóide), será mais favorecido em exibir um "tanquinho" mais rápido, porém irá demorar em definir quadril, coxas e glúteos.

 3-) A quantidade de exercícios abdominais influencia para diminuir a barriga?

 Os músculos abdominais atuam em praticamente todos os exercícios em uma sessão de treinamento na musculação. Um dos fatores que pode realmente influenciar na perda da gordura abdominal é a qualidade de execução do movimento e a intensidade aplicada no treino, e não o número de repetições e variações de exercícios específicos para o abdomen.

4-) Qual alimento importante que se deve ingerir antes de começar a malhação?

Antes do treino deve se ingerir carboidratos de baixo índice glicêmico para fornecer energia, e fontes de proteína para evitar degradação muscular durante o treino. É útil e importante consultar  um profissional da área de nutrição para fornecer as quantidades adequadas às suas necessidades metabólicas.

 5-) Uso de isotônicos dá mais estímulo ou energia?

Os isotônicos têm função de repor líquidos e sais minerais perdidos no suor pela transpiração, com intuito de prevenir a desidratação e melhorar a performance (energia) durante a atividade física. Já os que promovem mais estímulo possuem cafeína em sua composição.

6-) O que é mais importante antes de começar a malhar: alongamento ou aquecimento?

 Um bom aquecimento é suficiente para preparar ligamentos, tendões e músculos, evitando assim lesões durante a atividade. Porém, nada impede de alongar antes, desde que não seja de forma forçada. Caso contrário irá atrapalhar no rendimento do treino.