Pages

Livro fundamental


Resultado de uma pesquisa de 15 anos, a obra “Por que as Nações Fracassam – as origens do poder, da prosperidade e da pobreza” (editora Campus, 400 páginas), dos professores do MIT e de Havard , Daron Acemoglu e James Robinson, desde 2012 vem se tornando leitura referencial em países como o Brasil.

Acemoglu e Robinson explicam a pobreza e a desigualdade relativizando as questões climáticas, culturais, geográficas etc., mostrando que o centro de todos os erros está na formação dos arcabouços institucionais que formam os países de todos os hemisférios.

Lendo este livro vamos compreender com clareza a importância de Operações como a Lava a Jato, no Brasil, e o que significa querer abafá-la no atual contexto.
Sem democracia e organismos que a defenda, não conseguiremos superar a pobreza (mental e material) que nos faz ser quem somos.

Depois de passar por essa obra, de linguagem simples e direta (apesar de tratar de questões extremamente complexas), o leitor enfim compreenderá as grandes vantagens da liberdade de expressão e do estímulo ao pensamento crítico no processo de desenvolvimento do País.