Artigo publicado originalmente no Campograndenews: Roger Stone é o cérebro por trás da verborreia de Donald Trump. Ele milita no jogo ...

Mário Sérgio Lorenzetto: É melhor ser infame do que nunca ser famoso

/
0 Comentários

Artigo publicado originalmente no Campograndenews:

Roger Stone é o cérebro por trás da verborreia de Donald Trump. Ele milita no jogo sujo, e vitorioso, da política desde muito jovem. Cumpriu papéis fundamentais nas eleições de Nixon e de Reagan. 

Nos Estados Unidos não existe o conceito de marqueteiro, esse mesmo papel é denominado de agente provocador ou consultor. Foi Stone quem lançou a candidatura de Trump a presidente, ele percebeu a importância de um magnata com grande facilidade de comunicação. Stone entende que existe poucas diferenças entre o papel de um ator e o de um político. Basta ser um bom ator para galgar o sucesso eleitoral.

Pensando assim, Stone abandonou ainda muito jovem as pretensões de trabalhar em Hollywood, foi para Washington, onde se tornaria milionário pela prática de lobby. 

Essa é outra diferença dos Estados Unidos para o Brasil, a atividade de lobistas é legalizada na terra do Tio Sam. Ao longo da vida, Roger Stone envolveu em escândalos, um deles iria expulsá-lo de Washington. Nos EUA, não existem escândalos por caso de desvio de dinheiro, fingem que não percebem sua existência. 

Escândalos importantes nos EUA são os de caráter sexual. E Stone entrou de cabeça em um deles. Foi denunciado de frequentar casas de swing com sua esposa e saiu corrido do centro do poder. Além das batalhas e escândalos, Stone é um mito, endeusado pelos políticos norte-americanos e escreveu uma série de livros sobre a arte de fazer política. Criou uma série de regras demoníacas e pragmáticas, próprias de quem deseja vencer, custe o que custar:

1. É melhor ser infame do que nunca ser famoso.
2. Política não é moleza. Perdedores não legislam.
3. A única coisa pior que estar errado é ser chato.
4. Quando atacado: nunca, nunca, nunca admita a verdade.
5. Pense grande, seja grande.
6. O sistema político é uma latrina, esteja dentro, mas pareça estar fora do sistema.
7. A mídia é duas coisas: maligna ou preguiçosa. Ou ambas as coisas.
8. O ódio motiva mais que o amor.
9. O passado pode ferrar teu prólogo.
10. Candidato deve ter imponência, coragem e audácia.
11. Política deve ser agressiva e implacável. A política deve desmoralizar o oponente.
12. Tudo que está sendo feito em política já foi feito. Coloque apenas nova roupagem.


Posts Relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.